Iluminação para fotografias odontológicas

A iluminação é a peça-chave para uma tomada fotográfica. Sua importância é tão grande que podemos dizer que é um dos temas mais procurados dentro do mundo das fotos.
 
Com uma iluminação adequada é possível ver os detalhes com nitidez e fidelidade e, ao brincar com as luzes, é possível obter efeitos incríveis para fotos artísticas.
 
Mas quais as opções de iluminação para fotografias em odontologia?
 
O flash circular é um tipo de iluminação portátil acoplado na lente, permitindo boa iluminação da cavidade oral, eliminando a ocorrência de sombras. Porém, por ser uma iluminação direta, dificulta a visualização de texturas e pode influenciar na tomada de cor dos dentes.
 

O flash twin com rebatedores é um tipo de iluminação portátil que se assemelha mais com o estúdio fotográfico, possibilitando uma iluminação lateral que provoca sombras, facilitando a visualização de detalhes como translucidez, textura e com menos alteração de cor. O estúdio fotográfico acaba sendo a primeira opção em termos de registro, pois possibilita uma qualidade de iluminação que favorece a documentação intra e extraoral.

É composto basicamente por dois flashes laterais com softboxes, que são difusores responsáveis pela suavização da luz que chega até o objeto fotografado, um flash superior para a iluminação do cabelo ou do fundo, podendo ser usado com fundo branco ou preto.

O estúdio fotográfico pode ser utilizado para capturas de imagens extraorais e também pode ser deslocado para a área de trabalho, possibilitando a captura de imagens de todo o procedimento a ser realizado na boca do paciente, inclusive procedimentos cirúrgicos.


 
Quer mais dicas de fotografias para odontologia?

WhatsApp Contato por WhatsApp